REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

sábado, 29 de dezembro de 2007

Onde Está Wally?

O MúsicAmiga disponibilizou, há algum tempo, a narrativa da versão brasileira de “Jonathan Livingston Seagull” (de Richard Bach), Fernão Capelo Gaivota, o Jonhatan Gaivota.
Por uma infeliz omissão esquece-se, na apresentação, de dar o maior crédito da obra: o da tradução do texto.
Não foi nossa intenção. Foi, perdoem-nos a ignorância, por absoluto desconhecimento. Em busca do comprobatório, pesquisas incansáveis foram feitas e tornaram-se inócuas. Não há um registro sequer. Pobre memória nacional que relega ao olvido obras da espécie, fadadas ao poço do esquecimento e à falta do agradecimento ao artista.
A nós nos vem a autora cobrar-nos, com inegável justiça, a autoria de sua obra, de valor incalculável.
Aqui a nossa remissão: Wally Bianchi é uma das maiores compositoras do cenário musical e artístico brasileiro. Médica, letrista, poetisa, articulista e mulher feliz. Mulher filha-pai-mãe de parições ímpares de obras inimitáveis e gêmeas de sabor e agrado.
Perdão Wally! Nós a achamos!


DECLARO-ME FELIZ

sou mulher!
nenhum homem me dobrou
e nenhum me custeou.
a não ser o meu amado pai,
homem nada me pagou.

e por isso, estou contente
sustentei a minha cria,
sou aquela que não pede,
sou corajosa e valente.

e declaro-me feliz
porque usei, usei e abusei
dos corpos de muitos homens,
de cada homem que eu quis

mulher mistura de pai e mãe
tracei, na vida, meus trilhos,
e, como dizem meus filhos,
além de tudo, sou pãe.

abri meu próprio caminho
trabalhando noite e dia
partejando outras mulheres
e rimando a melodia

e, por ser mulher,
habita em mim uma guerreira
que espera a hora pra lutar
roteiro de uma vida inteira:
vencer cansaço e recomeçar...

e por ser mulher
tenho a honra, levo a glória
de ser um marco na história.
conquistei a liberdade
pra fazer o que quiser.
Wally Bianchi

Um comentário:

Ana Veet Maya disse...

olá! Há anos não tenho notícias da minha amiga Wally Bianchi. Trabalhamos juntas e tive a felicidade de privar da alegria de sua companhia. Perdi seu contato, e-mail, telefones, tudo. Caso alguém o tenha, por favor, enviem para anaveetmaya@cameracao.com
Um prazer ler esse artigo aqui.